Nutrição

Novidades

Castanhas, quentes e boas!

A CASTANHA É UM ALIMENTO SAUDÁVEL E UMA BOA FONTE DE NUTRIENTES. VERSÁTIL NA FORMA DE SER COZINHADA, PODE ATUALMENTE SER ENCONTRADA TODO O ANO, APESAR DE SER UM FRUTO TRADICIONAL DO OUTONO E MUITO CELEBRADO NO DIA DE S. MARTINHO.

21.03.2018 por Célia Figueiredo

É no outono que mais consumimos as castanhas por ser a época delas. Pode no entanto conservá-las para as poder consumir durante todo o ano. Aliás, em tempos idos, a castanha representava um dos alimentos base da dieta diária de algumas populações, e era utilizada como substituto do pão e da batata. Por isso, na confeção da sopa e purés não se usava a batata, mas sim a castanha.

Hoje é, essencialmente, considerado um fruto de época e uma boa fonte de energia, uma vez que é rico em hidratos de carbono. A vantagem é que tem pouca quantidade de gordura, e tem na sua composição muita água, o que a torna menos calórica quando comparada com outros frutos secos da sua família, como a noz, a avelã, a amêndoa, o amendoim ou o pinhão. No entanto e pelo facto de as castanhas oferecerem diversos benefícios para a nossa saúde, podem e devem, com moderação, ser incluídas na nossa dieta. Tradicionalmente as castanhas podem ser consumidas assadas, fritas ou cozidas, mas não faltam por aí receitas que as incluam nos ingredientes. Basta usar a imaginação e por as mãos à obra!

Mas voltando aos benefícios das castanhas… Dizemos-lhe alguns: Uma vez que são ricas em fósforo e vitamina B, ajudam a manter o cérebro e o sistema nervoso central em boas condições. Isto é, são capazes de acalmar qualquer ansioso, aliviar o stresse e até melhorar uma ou outra crise de insónia. As concentrações de fósforo, ferro, potássio e magnésio da castanha são benéficas para ajudar a ter uns ossos e dentes saudáveis. Por outro lado, o consumo das castanhas tem ainda a vantagem de o proteger da obstrução das artérias, problema que leva a ataques cardíacos e AVC’s, principal causa de morte em Portugal. Esta proteção deve-se ao elevado nível de gorduras insaturadas, ou seja, de gorduras boas.

São inúmeros os benefícios das castanhas, e se pensa que tem de esperar pelo outono para as consumir, está enganada! Procure bem no seu supermercado, e toca a cozinhar!

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *