Nutrição

Novidades

Chocolate preto: amigo ou inimigo?

SÃO MUITOS OS MITOS ASSOCIADOS AO CONSUMO DO CHOCOLATE, MAS A VERDADE É QUE ELE É BENÉFICO PARA A SAÚDE. PORÉM, PARA QUE ISSO ACONTEÇA O CHOCOLATE TEM DE TER PELO MENOS 70% DE PÓ DE CACAU NA SUA COMPOSIÇÃO. OU SEJA, SER UM CHOCOLATE PRETO.

29.04.2018 por Célia Figueiredo

Será baixa a percentagem de pessoas que não gosta ou aprecia chocolate, esse alimento que vicia e dá uma sensação de satisfação. Esses efeitos devem-se graças às substâncias químicas que o chocolate contém – são maios de 300 – e que induzem a libertação de vários neurotransmissores. Entre os neurotransmissores destacam-se as endorfinas, hormonas que reduzem o stresse, diminuem a dor e induzem satisfação, e a serotonina com efeitos antidepressivos. O chocolate também contém anandamida, substância com ação semelhante a um dos constituintes da marijuana, que induz a libertação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Outra substância encontrada no chocolate é a teobromina, que induz relaxamento físico e intelectual, funcionando como um estimulante idêntico à cafeína.

Trocando tudo isto por miúdos importa dizer que o chocolate não é apenas delicioso, mas também oferece muitos benefícios à saúde. Mas para isso precisa que na sua composição contenha pelo menos 70% de cacau, o que quer dizer que os benefícios não são válidos para os chocolates de leite ou branco. Mais. Para obter os vários benefícios do chocolate preto, não pense que tem de comer uma tablete inteira por dia. Não, nada disso. Basta comer um quadrado por dia! Confira os benefícios:

Sistema Cardiovascular: O consumo regular ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável, através da diminuição do risco de aterosclerose e prevenindo do “mau” colesterol.

Previne diabetes: Vários estudos indicam que o consumo regular faz com que a resistência à insulina seja reduzida. Isto porque os flavonoides do chocolate preto aumentam a produção de óxido nítrico, o que mantém sob controlo a sensibilidade à insulina.

Controlo do peso: Estudos recentes mostram que o chocolate preto proporciona a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir os “ataques descontrolados à despensa”.

Antidepressivo: O chocolate contém teobromina, cafeína e feniletilamina, substâncias que estimulam a liberação de endorfinas responsáveis pelo sentimento de bem-estar, prazer e plenitude.

Poderoso antioxidante: Tem antioxidantes que ajudam a proteger o corpo e a preservar a saúde, promovendo a eliminação de toxinas e, portanto, reduz o risco de contrair muitas doenças.

Crédito Foto: Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *