Fitness

Novidades

Alongamentos: fazer ou não fazer?

MUITAS VEZES IGNORADOS OU ESQUECIDOS, OS ALONGAMENTOS SÃO O PARENTE POBRE DA ATIVIDADE FÍSICA. NA VERDADE, ELES SÃO FUNDAMENTAIS PARA UM BOM TREINO E PARA BONS RESULTADOS. PREPARAR OS MÚSCULOS ANTES E APÓS A ATIVIDADE FÍSICA SÃO A SUA FUNÇÃO.

03.06.2018 por Célia Figueiredo

Os alongamentos são essenciais para o relaxamento dos músculos e devem ser incorporados na atividade física que for praticar. Está fora de questão saltar esta fase do exercício seja por que razão for. Seja porque pensa que não são importantes, seja porque acha que não são necessários porque está “quente” o suficiente para iniciar a atividade… Não há qualquer pretexto nem desculpas. Mais importante ainda: os alongamentos são obrigatórios antes e após a atividade física. Porque se por um lado, preparam o músculo para as exigências do treino, por outro, promovem o relaxamento dos músculos após a prática física, essenciais para a recuperação muscular e para atenuar aquelas dorzinhas mais desconfortáveis. Para além disso, previnem eventuais lesões.

Pode fazer os alongamentos sozinha, uma vez que não exigem grande dificuldade de aprendizagem. Importante é a respiração que faz enquanto realiza os alongamentos. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e, por isso, deve ser lenta e profunda para que alcance uma boa oxigenação.

Uma outra chamada de atenção relevante é a de não exagerar o alongamento ao ponto de sentir desconforto ou dor. Isso não! É essencial alongar, mas não convém estragar! Alongamento sim, mas com moderação. O que se pretende é que tire partido dos seguintes benefícios: reduzir a tensão muscular; melhorar a postura; diminuir o risco de lesões musculares; ativar a circulação; preparar o corpo para a atividade física, aliviar o stresse e aumentar a flexibilidade.

Quando, na prática, se aperceber destes benefícios, nunca mais se vai esquecer de incluir na sua rotina de exercícios físicos os alongamentos… antes e depois!

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *