Nutrição

Novidades

Sabe o que são alimentos adaptogénicos?

É SOBEJAMENTE CONHECIDO O BENEFÍCIO QUE A ALIMENTAÇÃO CERTA TRAZ À NOSSA SAÚDE. O QUE TALVEZ NÃO SAIBA É QUE EXISTEM DETERMNADOS ALIMENTOS, CHAMADOS DE ADAPTOGÉNICOS, QUE TÊM UMA ESPECIAL AÇÃO NO NOSSO DESEMPENHO FÍSICO E MENTAL. NÓS DIZEMOS-LHE QUAIS SÃO.

02.07.2018 por Célia Figueiredo

Compostos à base de plantas, principalmente certas raízes, cascas, bagas, folhas e cogumelos são considerados alimentos adaptógenicos. Mas o que é isso de adaptógenicos? O conceito foi desenvolvido pelo médico e cientista soviético Nikolai Lazarev, em 1947, quando investigou substâncias que melhoravam a saúde humana e o desempenho a longo prazo, sem causar dependência ou efeitos negativos. No entanto, a difusão do conceito apenas se deu quando em 1998 a agência reguladora americana, Food Drug Administration (FDA) reconheceu o conceito como um termo funcional. Desde então, o conceito foi seguido pela medicina que passou a utilizar extratos padronizados e purificados de plantas pela capacidade de modular os sistemas no organismo através da combinação e presença de substâncias ativas com certas qualidades especiais e ausência de efeitos nocivos. Permitindo assim que o corpo funcione melhor, e dessa forma, esteja mais protegido de doenças e de problemas de saúde.

Clinicamente, as ações terapêuticas destes alimentos – os adaptógenicos – compreendem o aumento da atenção e resistência à fadiga, além de reduzirem os prejuízos e transtornos relacionados com o stresse.

Apesar de a maioria ser considerada ervas medicinais e mais utilizadas na medicina tradicional chinesa, existem também alguns alimentos que devido a sua capacidade moduladora, são considerados superalimentos.

Mas afinal de que alimentos falamos? Falamos da maca, do gengibre, das bagas, do açaí, da ashwagandha, dos cogumelos shiitake ou até do alho. Estes alimentos não são considerados estimulantes, mas sim moduladores da resposta, tanto da suprarrenal, quanto do sistema nervoso, permitindo uma resistência física e psíquica ao stresse.

Dito de outra forma: são substâncias naturais encontradas somente em algumas plantas e ervas raras, que possuem nutrientes especiais e que nos ajudam a conseguir um melhor desempenho mental e físico do nosso organismo.

Segundo os especialistas entre os benefícios para a saúde incluem-se a promoção do sistema imunológico, a gestão de um peso saudável, uma maior resistência física e mental, um humor equilibrado e um efeito protetor contra o stresse.

Apesar de o mecanismo de ação destes alimentos ser difícil de identificar, vários são os estudos que comprovam os resultados. E para colher todos esses benefícios basta que inclua estes alimentos na sua dieta alimentar.

Alimentos: Maca; Alho; Gengibre; Noni.
Bagas: Açaí; Bagas goji; Aswagandha.
Algas: Spirulina; Clorella.
Cogumelos: Reishi; Maitake; Shiitake.
Plantas: Aloe vera; Curcuma; Moringa Oleifera; Ginko biloba; Gotu kola; Suma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *