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Devemos beber água sem restrições?

A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE DEVEMOS INGERIR VARIA CONSOANTE O NOSSO PESO, GÉNERO, ATIVIDADE FÍSICA, ENTRE OUTROS FATORES, MAS OS ESPECIALISTAS AFIRMAM QUE UM ADULTO DEVE BEBER NO MÍNIMO 1,5L POR DIA. MAS NADA DE EXAGEROS, PORQUE TUDO O QUE É DEMAIS…

15.07.2018 por Célia Figueiredo

De entre as recomendações de estilos de vida saudável, há uma incontornável: beber água. Mas é assim tão importante beber água? É muito importante se pensarmos que o nosso corpo é composto por 70% de água, e os nossos rins processam mais de 200l de água por dia. No entanto, parte dessa quantidade de água é diariamente eliminada através de várias formas, algumas de fácil perceção, outras nem tanto. As maiores perdas observam-se no suor, respiração, fezes e na urina e em média, o corpo perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia. Acontece que se não voltarmos a ingerir a quantidade de água perdida, o corpo passa a eliminar os resíduos numa forma muito mais concentrada, causando odor corporal, mau hálito e urina com mau cheiro, entre outros problemas mais graves, como a desidratação que em casos extremos pode levar à morte. Por isso, a água é vital para o corpo humano, e só podemos viver sem ela, por alguns dias.

Mas qual a quantidade de água que devemos beber? A resposta depende de vários fatores, como a vida ativa ou sedentária e a estação do ano. Para além disso, a necessidade varia de pessoa para pessoa. Existem várias regras e truques que pode adotar para se certificar que bebe a quantidade necessária: beba o suficiente para manter a sua urina clara ou beba dois copos de água quando acorda de manhã. Outra forma, para saber a quantidade certa, é multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros deste líquido por dia. Um cálculo que é feito de maneira geral, porque se falarmos de pessoas que praticam atividade física, então precisam ingerir mais de cerca de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se transpirarem muito durante o treino.

Mas também é muito importante que não caia em exageros ao beber água a mais. Isto porque aumenta o risco de hiponatremia, que é a queda do nível de sódio no sangue, o que pode causar torpor, confusão, convulsões e até levar ao coma.

Por isso, lembre-se: a água é, na realidade, a bebida mais saudável e é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Beber água ajuda a emagrecer, diminui a celulite, estimula o sistema gastrointestinal, controla a temperatura corporal, a digestão, a circulação sanguínea e a formação de urina. Toca a beber água, a manter-se saudável e até mais bonito, porque faz bem à pele!

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