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Espelta para ficar esbelta!

MUITO RICA A NÍVEL NUTRICIONAL, A ESPELTA PODE SER UTILIZADA POR DESPORTISTAS OU INTOLERANTES AO GLÚTEN, PARA COMPOR PRATOS SAUDÁVEIS NUMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA. ATUALMENTE É UMA ALTERNATIVA AO TRIGO E PODE SER CONSUMIDA DE TRÊS MANEIRAS: EM GRÃO, BROTO OU FARINHA. SAIBA TUDO SOBRE ESTE ALIMENTO.

01.08.2018 por Célia Figueiredo

Todos os dias somos confrontados com conselhos de hábitos de vida saudável, seja para evitar o sedentarismo ou adotar uma alimentação equilibrada. Em consequência disso, são cada vez mais as opções de alimentos saudáveis que surgem no mercado. Ainda bem. Nós cá estamos para os dissecar.

A mais recente novidade dá pelo nome de espelta e a sua origem remonta ao tempo da Mesopotâmia. É uma parente próxima do trigo, pertence à família das gramíneas e é mais conhecida pelo nome de trigo vermelho. Tem muitas propriedades e semelhanças a nível de sabor o que o faz dele uma excelente alternativa para as pessoas que têm sensibilidade ao trigo.

Possui um sabor adocicado e pode ser consumida de três maneiras: em grão, broto ou farinha. A grande vantagem deste alimento são as suas propriedades e benefícios que trazem à saúde de quem o consome. A começar, a espelta é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, riboflavina (B2), niacina (B3), tiamina (B1), vitamina E e também uma boa fonte de ferro, zinco, fósforo, magnésio, cobre e do aminoácido triptofano. A espelta é também uma ótima fonte de nutrientes, fibra dietética e uma grande fonte de proteína, comparada com o trigo, bem como um índice mais baixo de glúten. É muito nutritivo e facilmente digerido, e também tem um efeito de limpeza sobre todo o organismo.

Principais benefícios
Acelera o metabolismo;
Regulariza os níveis de glicemia;
Reforça o sistema imunológico;
Tem uma ação antibacteriana;
De fácil digestão.

Maneiras de utilizar a espelta
Farinha
: Opção que contém menos glúten, se comparada à farinha de trigo. Por esta característica, é uma alternativa para pessoas que são intolerantes a esta substância. Pode ser usada em qualquer receita de pão, bolos, muffins e panquecas. Deve ser conservada no frigorífico.

Grão: Excelente fonte de vitamina do complexo de B, é a opção mais rica em proteína e pode ser adicionado às sopas. Conserve os grãos num recipiente hermético em lugar fresco, seco e escuro.

Broto: Esta é a forma ideal para consumir, tendo em vista que a germinação é capaz de destruir amidos resistentes em açúcares. Desta forma, facilita a digestão. Depois de cozidos podem acompanhar saladas feitas com legumes ou ervas frescas.

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