Fitness

Novidades

Cross Swim

Cross Swim: a dar tudo dentro de água!

SE GOSTA DE NATAÇÃO MAS NÃO DISPENSA O TREINO FUNCIONAL, ENTÃO ESTA NOVA MODALIDADE É PARA SI. CHAMA-SE CROSS SWIM E CONCILIA A NATAÇÃO E O TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE. É IDEAL PARA PRATICAR NO VERÃO MAS CERTAMENTE IRÁ MANTER-SE NO PRÓXIMO INVERNO.

02.08.2018 por Célia Figueiredo

É daquelas pessoas que gosta de praticar exercício físico, mas detesta suar?! Já existe uma solução para esse problema e acabar com as desculpas para não treinar. Chama-se Cross Swim e está a fazer furor em todo o mundo. Mas afinal em que consiste este tipo de treino? O Cross Swim é uma nova modalidade que combina natação pura com treino de condição física. Dito de outra forma, é uma conjugação de sequências entre exercícios de alta intensidade feitos fora da piscina, para depois entrar na piscina e dar o seu melhor na natação. E mesmo que não saiba nadar muito bem, pode sempre usar um colete e aventurar-se neste novo conceito.

Baseado no HIIT, treino intervalado de alta intensidade, esta atividade pretende desenvolver e aperfeiçoar algumas componentes da aptidão física tais como: potência, resistência cardiorrespiratória e muscular, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e auxiliar no controlo do Índice de Massa Corporal (IMC – massa gorda/massa muscular).

Todas as sequências são intervaladas, o que permite aumentar a intensidade e gastar no mínimo 350 calorias em 45 minutos. Entre os exercícios funcionais estão, por exemplo, subir e descer escadas, agachamentos, abdominais e flexões com pesos, saltar à corda ou fazer exercícios com a bola fitness. O objetivo é diversificar os exercícios para cada área do corpo – pernas, braços e barriga. Por norma, cada bloco ou sequência tem a duração de 4 minutos, com um minuto e meio de descanso entre eles. Dependendo do objetivo do treino – que pode variar entre potência, força e resistência – as sequências mudam. Habitualmente é uma aula coletiva, permitindo um ambiente de convívio e estímulo reciproco. Segundo os especialistas, é uma aula especialmente desenhada para promover emagrecimento e melhorar sua aptidão aeróbia com um conceito moderno e inovador.

Mas qual é a origem do Cross Swim?

Esta modalidade baseia-se no Cross Training que se designa por ser um tipo de atividade física que combina duas ou mais atividades, criando exercícios intensos e implicando no organismo um elevado dispêndio calórico.

Ora neste caso, combinam-se a natação (principalmente no estilo crawl) com um treino funcional de alta intensidade, com diferentes variedades. Aliás, variar e experimentar novos desafios é um dos pilares do próprio conceito. O objetivo é sempre o mesmo: complementar o trabalho de resistência aeróbia feito na água com um trabalho mais explosivo através do treino funcional.

5 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *