Nutrição

Novidades

Águas detox

O que são as águas detox?

DURANTE ESTAS VAGAS DE CALOR É MUITO IMPORTANTE QUE BEBA PELO MENOS 1,5L DE LÍQUIDOS POR DIA. MAS SE PARA SI BEBER ÁGUA É UM SACRIFÍCIO, DESCUBRA AS ÁGUAS DETOX! ALÉM DE AJUDAREM A MANTER OS NÍVEIS DE HIDRATAÇÃO, AINDA DESINTOXICAM O ORGANISMO.

15.08.2018 por Célia Figueiredo

Não é novidade para ninguém dos benefícios que a água tem na nossa vida. No período de calor que atravessamos o consumo de água é, particularmente, importante para hidratar o corpo e repor os níveis de água perdidos com a transpiração. Mas há quem não seja grande apreciador deste bem precioso e, por isso, recorre a outro tipo de bebidas para se hidratar. Convém, no entanto, lembrar que não é aconselhável optar por bebidas açucaradas, gaseificadas ou com álcool. Mas se é mesmo daqueles que não gosta de água “simples”, pode escolher as águas detox, que para além de serem saborosas e saudáveis, até estão na moda. Pode assim, hidratar-se de uma forma trendy

Mas o que são as águas detox? Nada mais, nada menos do que combinação de vários ingredientes, com água, e que entre muitas coisas, ajuda a limpar as toxinas do organismo. Daí o nome “detox”. Dito de uma maneira diferente, o detox é uma técnica nutricional que permite ajudar o organismo a funcionar de forma mais eficiente e sem sobrecargas. Ora, as águas detox não só são perfeitas nestes dias quentes, como são bons auxiliares para acelerar o processo de digestão, melhorar o trânsito intestinal, aumentar a energia, reduzir a fadiga muscular e ajudar o corpo a recuperar mais depressa depois de um treino. São vários os benefícios, conforme as combinações de ingredientes. Logicamente que deve preferir ingredientes saudáveis e com propriedade termogénicas e desintoxicantes.

O que usar na preparação

A preparação desta bebida é muito simples. Basta juntar à água, diferentes variedades de frutas, legumes e/ou ervas frescas. Os ingredientes devem ser picados antes de serem colocados na água, para que se libertem os sabores. Quantos mais ingredientes adicionar à receita, mais forte será o sabor. Recomenda-se que a bebida seja preparada no dia anterior ao consumo, ou pelo menos 2 horas antes de se beber.

Pepino
É diurético e ao adicionar algumas rodelas de pepino à sua água vai melhorar a sua hidratação. Além disso o pepino contém propriedades anti-inflamatórias.

Limão
Rico em vitamina C, o limão ajuda a eliminar toxinas, podendo juntamente com uma redução alimentar, diminuir o inchaço de uma forma geral. Adicione rodelas finas de limão à sua garrafa grande de água ou a um jarro, ou esprema alguns limões e adicione o seu sumo à água.

Gengibre
É termogénico e anti-inflamatório, ou seja , ajuda a queimar gorduras com mais facilidade e melhora a qualidade de pele.

Manjericão
É rico em vitamina A e antioxidante. O manjericão combate os radicais livres e auxilia a retardar o envelhecimento da pele.

Hortelã
Maravilhosa para digestão, a hortelã combate a ansiedade e o stresse. Ótima para quem está a iniciar mudanças de hábitos alimentares, uma vez que ajuda no controlo da compulsão alimentar.

Maracujá
Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina A, o maracujá atua na síntese de proteína, é um protetor natural da pele e da visão, ainda é rico em fibras e ajuda no emagrecimento.

Erva Cidreira
A erva cidreira auxilia na digestão ajudando a diminuir a barriguinha em casos de problemas como má digestão, além de ser um calmante natural. Também ajuda no controlo da ansiedade, uma vez que acalma.

Alecrim
Tem propriedades anti-inflamatórias e é um poderoso antioxidante e diurético.

2 receitas de água detox

Água detox de limão e hortelã

Ingredientes:
4 limas cortadas em pedaços
2 limões cortados em pedaços
1 mão cheia de folhas de hortelã
4 chávenas de água
Cubos de gelo

Modo de preparação:
Num frasco, juntar todos os ingredientes e deixar no frigorífico durante toda a noite.

Água detox de pepino e laranja

Ingredientes:
1 litro e meio de água
½ laranja cortada em pedaços
½ pepino cortado em pedaços
2 a 3 folhas de hortelã

Modo de preparação:
Juntar todos os ingredientes num jarro e deixar entre 1 a 2 horas no frigorífico antes de beber.

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *