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Pilates aquático, o perfeito equilíbrio

SOBEJAMENTE RECONHECIDO COMO UMA PRATICA EXCELENTE PARA TRABALHAR TODOS OS MÚSCULOS, AUMENTAR A ELASTICIDADE, MELHORAR A POSTURA E DIMINUIR AS TENSÕES, O PILATES MERGULHOU NUMA EVOLUÇÃO INESPERADA: O PILATES AQUÁTICO! VAMOS CONTAR-LHE TODAS AS VANTAGENS.

27.10.2018 por Célia Figueiredo

Desde sempre ouvimos dizer que a natação é o desporto mais completo que se pode praticar. Nada de novo. Entretanto, com o aumento da esperança média de vida e com a busca de uma qualidade de vida nesses a mais, têm surgido diferentes métodos de exercitar o corpo, e sobretudo, a mente. É o caso do pilates, cujos principais objetivos são a reabilitação e o bem-estar através de equilíbrio muscular e condicionamento físico. Os exercícios trabalham principalmente os músculos abdominais e os das costas que dão sustentação ao corpo. Não é uma prática nova, já que o pilates foi idealizado pelo alemão Joseph H. Pilates na década de 1920 e se tornou muito popular nos últimos anos. O que é novo é a junção da natação com o pilates. Isso mesmo! Pilates aquático. Ora juntar o bom ao ótimo, só pode ser super-fantástico!

Pilates+água

Os benefícios do pilates são já relativamente conhecidos: estimulação do sistema circulatório, aumento da mobilidade, reforço das articulações, desbloqueio da respiração, aumento da força e alongamento muscular, melhoria na postura e diminuição das tensões. A tudo isto acresce a sensação de relaxamento. Agora experimente realizar todos estes movimentos de pilates mas na água. O resultado é um perfeito equilíbrio corporal.

A água é o elemento que oferece resistência à execução dos exercícios que podem ou não utilizar acessórios aquáticos estipulados pelo instrutor. A água aquecida promove relaxamento da musculatura, as articulações ficam mais flexíveis, permitindo movimentos com maior amplitude. Não é por acaso que esta nova modalidade é muito praticada por pessoas com deficiência física, distúrbio e em fase de reabilitação.

Isto significa que a prática do pilates aquático não é exclusiva de jovens. A prática é também indicada para pessoas que apresentam dores nas articulações, tensões, dificuldades de realização de alguns movimentos e diminuição de espaço intervertebral, uma vez que a água facilita o tratamento dessas adversidades. Os exercícios propostos ainda podem ser praticados individualmente, em dupla ou em grupos de até três pessoas. Chamar a atenção para que, como em todos os exercícios físicos, os limites do corpo devem ser respeitados para que não ocorra nenhuma lesão muscular.

Em termos de desgaste calórico, o pilates aquático proporciona o gasto calórico de 260 calorias a 400 calorias por aula. Como vê são muitos os motivos para praticar esta nova modalidade dois em um!

Onde praticar 

Lisboa

Estádio Universitário de Lisboa
https://www.estadio.ulisboa.pt/atividade/recoopera

Associação de Solidariedade Social dos Professores
https://assp.pt/pt/delegacoes/aveiro/media/aqua-pilates

Porto

Piscinas Municipais de Matosinhos
www.matosinhosport.com

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