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Benefícios da atividade física no inverno

A TEMPERATURA DESCE, A CHUVA CAI, E A TENTAÇÃO É PRATICAR EXERCÍCIO, MAS NO SOFÁ… QUE É COMO QUEM DIZ, AJEITAR A MANTA E VER TODAS AS TEMPORADAS DA NOSSA SÉRIE PREFERIDA. MAS NÃO SE ESQUEÇA QUE A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO DEVE SER REGULAR MESMO NO INVERNO. CONFIRA.

12.11.2018 por Célia Figueiredo

Chegado o tempo frio, quem não prefere ficar o dia todo no sofá a ver televisão ou no quentinho da lareira, em vez de ir treinar? No final da semana fazemos as contas e foram poucas as horas que dedicámos à atividade física. Mas não é novidade para ninguém que a prática de exercício físico deve ser feita de forma regular, pelo que abandonar os treinos na época do inverno é um erro que terá consequências para a saúde do nosso corpo. Por isso, decidimos ver “a coisa” pela positiva e vamos (re)lembrar todas as vantagens de manter uma atividade física regular, também no inverno.

Queimar mais calorias

Treinar ao frio queima mais calorias: quando se exercita num clima frio, o seu corpo esforça-se mais para regular a temperatura, logo queima mais calorias. Segundo estudos realizados, a prática de exercício físico no inverno aumenta até cerca de 30% o número de calorias queimadas.

Aumentar o seu bem-estar emocional

A falta da luz solar afeta emocionalmente muitas pessoas, deixando-as particularmente mal-humoradas. Porém, a prática de exercício físico aumenta a concentração de endorfina, uma substância que contribui para o bem-estar do organismo e que combate a depressão. Portanto se treinar com regularidade sentirá este benefício ao longo de toda a estação fria.

Combate as doenças típicas da época

Por dedução facilmente concluímos que ao mantermo-nos em forma, o nosso organismo estará com certeza saudável e com as defesas “em alta”. Assim, ao mantermos uma elevada taxa de a imunidade estaremos a evitar a probabilidade de contrair gripes e constipações.

Combate o sedentarismo

Sabemos que o sedentarismo é uma das causas para desenvolver diversas doenças, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e até problemas de coluna. Ao não privilegiarmos a preguiça feita no sofá, estamos a manter o corpo saudável e evitar inúmeras doenças. A prática de exercício físico de forma frequente contribui para o fortalecimento dos músculos e a consequente diminuição das dores nas articulações.

Combate os excessos alimentares

Os dias frios incitam a diferentes hábitos alimentares que não temos no verão. Há uma maior tendência para consumir alimentos mais calóricos, e com o aproximar das épocas festivas há tendência a cometer alguns excessos alimentares. Se não fizer exercício nesta época do ano, vai estar a acumular gordura localizada, mais difícil de retirar quando chegar o verão!

Como vê tem bons motivos para que a atividade física esteja presente na sua vida todo o ano. E porque não tem de o fazer apenas indo ao ginásio, pode treinar ao ar livre, deixamos-lhe em jeito de lembrete algumas dicas para a prática no exterior:

Mantenha-se hidratado

Apesar do frio, o corpo também transpira. Beba muita água antes, durante e depois da sua rotina de exercício e não apenas quando tem sede.

Utilize camadas leves de roupa

Existe no mercado roupa desportiva adequada para o treino no frio. Use várias camadas de roupa, mas leves, e que sejam à prova de vento e água. Também os ténis devem ser adaptados ao treino que vai fazer, evitando escorregadelas e quedas.

Cubra as extremidades

Para que pratique a sua atividade e se sinta confortável é importante manter as extremidades do corpo bem protegidas. Use luvas e gorro e escolha umas meias confortáveis.

Protetor solar

Chama-se protetor solar mas na realidade serve para o inverno também. Nada como o frio seco para deixar a pele seca, desidratada e envelhecida. Por isso, não se esqueça de colocar protetor no rosto e lábios. Em algumas situações também pode ser aconselhável o uso de óculos de sol.

Com tudo isto, resta apenas desejar-lhe bons treinos e lembre-se: Corpos de verão trabalham-se no inverno!

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