Fitness

Novidades

Cuidados a ter quando corre com chuva

PARA SI QUE GOSTA DE CORRER AO AR LIVRE, A CHUVA PODE SER UM MOTIVO PARA FICAR EM CASA. MAS SERÁ MESMO NECESSÁRIO ABANDONAR ESTA ATIVIDADE FÍSICA, NESTES DIAS MAIS CHUVOSOS?! CLARO QUE NÃO, BASTA SEGUIR AS NOSSAS SUGESTÕES E TOMAR ALGUMAS PRECAUÇÕES.

01.02.2019 por Célia Figueiredo

Escolha bem o percurso

Se tem um percurso habitual que inclui planos muito inclinados, irregulares, de terra e com muitas árvores, opte por um percurso alternativo que não tenha nada disso. A possibilidade de vento pode fazer derrubar galhos e ramos das árvores e tornar esses locais perigosos. A chuva facilita as escorregadelas e os locais com mais terra ficam lamacentos, e não precisamos chegar a casa molhados e cobertos de lama.

Adapte as roupas e calçado

Certamente que quando está calor escolhe a roupa e calçado de treino em função das condições climatéricas. Isso não significa que tenha de vestir muita roupa, pois não se esqueça que vai transpirar e com certeza ter calor, ou pelo menos não ter frio. Da mesma forma, quando chove a vai fazer a sua corrida tem de se preocupar com o mesmo. Opte por roupas leves, sintéticas, de secagem rápida. Use também um corta-vento, um gorro e proteção para os olhos. Escolha também calçado que não ensope e que tenha sola antiderrapante. 

Não dispense o aquecimento

Esta regra serve para qualquer condição meteorológica e/ou treino. Faça um bom aquecimento antes de ir correr com chuva. As irregularidades do piso escondidas pela água e as escorregadelas aumentam a probabilidade de lesões. Com um bom aquecimento essa hipótese diminui substancialmente. 

Mantenha-se hidratado

Apesar de estar a chover e, eventualmente fazer frio também transpira e perde líquidos. Por isso, não pode dispensar a hidratação. Não se esqueça de se fazer acompanhar da sua garrafa de água.

Acabou, chegou, secou!

Escolha licras sintéticas que secam muito rápido, além de manterem o corpo quente e troque de roupa logo que terminar o exercício. Ter uma muda roupa seca para trocar no final é uma boa opção. Logo que possível tome um banho quente para impedir grandes arrefecimentos e prevenir constipações.

Gripes e constipações

As constipações, de acordo com os especialistas, apenas são contraídas quando o sistema imunitário está vulnerável. E as gripes têm origem em vírus, por isso, o frio por si só, não provoca gripe. De qualquer forma, convém estar bem nutrido de vitaminas, e seguir os conselhos anteriores.

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post