Nutrição

Novidades

A importância de Vitamina C

TEMPO FRIO É SINÓNIMO DE CONSTIPAÇÕES. MANTER O SISTEMA IMUNITÁRIO FORTALECIDO É ESSENCIAL PARA AS EVITAR. PARA ISSO, NADA MELHOR DO QUE TER BONS NÍVEIS DE VITAMINA C. E SE PENSA QUE SÓ AS LARANJAS POSSUEM ESTE IMPORTANTE NUTRIENTE, CONHEÇA MAIS DE 15 ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C.

06.02.2019 por Célia Figueiredo

A vitamina C, cujo nome técnico é ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) e foi descoberta em 1932 pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi. Uma vez que não é sintetizada pelo ser humano deve ser obtida através da alimentação ou pela suplementação alimentar.

A vitamina C é fundamental para a biossíntese de colagénio e determinados neurotransmissores, está envolvida no metabolismo proteico e tem ainda poder antioxidante e a capacidade de regenerar outros antioxidantes no corpo tais como a Vitamina E. Para além disso, tem um papel importante no sistema imunitário e, por isso, dizemos com frequência que previne as gripes e constipações. Será verdade? Tiramos as dúvidas todas.

A vitamina C

Esta vitamina encontra-se sobretudo nas frutas e vegetais, tais como frutas cítricas, sumo de tomate, batata, pimento verde e vermelho, kiwi, brócolos e morango. Os alimentos ricos em vitamina C devem ser consumidos preferencialmente crus, frescos e caso vá cortá-los faça isto na hora. Isto porque o nutriente oxida com facilidade quando entra em contato com o ar. Porém, após serem cozidos os vegetais ainda contém a vitamina C, apesar de em quantidade menores. A melhor maneira de cozinhá-los é a vapor, pois quando são cozidos em água a perda do nutriente é maior.

A vitamina C é responsável por múltiplas funções no nosso organismo uma vez que participa de diversas ações bioquímicas vitais. Por exemplo sem a vitamina C a vida não existiria, pois o colagénio não se forma sem ela. Para além disso, encontramos vitamina C em todas as células do nosso corpo, sendo extremamente importante nas zonas chave, incluindo o sangue, a pele, o sistema nervoso, os dentes, os ossos e glândulas como o timo, suprarrenais e tiroide. Nessa medida, a vitamina C melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos. Esta vitamina também tem uma forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres. É por isso importante que os níveis desta vitamina estejam satisfatórios a fim de evitar alguma consequência do seu deficit. A vitamina C é fundamental a vários níveis como:

a) Produção e manutenção do colagénio;
b) Manutenção da integridade dos vasos sanguíneos;
c) Importante ao nível da absorção do ferro;
d) Tem um importante papel antioxidante;
e) Desempenha funções relevantes no combate às infeções;
f) Ajuda a promover dentes e gengivas saudáveis;
g) Importante ao nível da cicatrização dos tecidos;
h) Síntese de várias hormonas e neurotransmissores importantes;
i) Metabolismo do ácido fólico.

Benefícios da vitamina C

✓ Trata e reduz os sintomas das constipações
Não existe uma evidência sólida que prove que a vitamina C pode prevenir constipações, no entanto há estudos a mostrar que pode reduzir a severidade dos seus sintomas. É um anti-histamínico natural, e por isso ajuda no controlo de alergias e corrimento nasal.

✓ Melhora a qualidade da pele
A vitamina C foi usada durante anos para tratar a problemas relacionados com a pele. Podemos encontrá-la facilmente em cremes para o corpo ou faciais devido às suas excelentes propriedades. É também antirrugas e anti envelhecimento, devido ao seu papel na produção de colagénio.

✓ Ajuda a sarar lesões
Devido à importante função que tem na produção de colagénio, também desempenha um trabalho importante na recuperação de diferentes lesões, como cortes ou fraturas ósseas.

✓ Baixa o risco de doenças cardiovasculares
Sendo um excelente antioxidante significa que tem uma grande capacidade em eliminar os radicais livres que danificam as paredes das nossas artérias. Os radicais livres formam ateromas que posteriormente podem levar a aterosclerose (obstrução dos vasos sanguíneos) e, consequentemente, a doenças cardiovasculares. Tem por isso um papel fundamental na prevenção destas doenças.

✓ Contribui para ossos e dentes saudáveis

✓ Previne problemas de saúde como o glaucoma, as cataratas e o envelhecimento.

Deficiência e excesso de vitamina C

Um dos problemas de saúde ocasionados pela falta de vitamina C é o sistema imunológico enfraquecido, que é caracterizado por gripes e constipações frequentes. Outra complicação é o escorbuto, doença que provoca problemas nas articulações, inchaço, inflamações nas gengivas, perdas dos dentes, hemorragias, feridas que não cicatrizam e sistema imunológico deteriorado. Alguns dos sintomas do seu défice são: pele seca; dor corporal generalizada; fadiga; exaustão; irritabilidade; dificuldades de cicatrização; enfraquecimento e queda de cabelo; infeções recorrentes.

Importa referir que o excesso, também não é saudável e pode provocar complicações de saúde, como por exemplo formação de pedras nos rins ou distúrbios gastrointestinais.

Alimentos ricos em vitamina C

Couve Portuguesa
Pimento
Grelos de couve
Agrião
Kiwi
Papaia
Ananás
Manga
Couve-de-bruxelas
Laranja
Limão
Morango
Clementina
Espinafres
Brócolos
Couve-flor
Framboesa

 Suplementação de vitamina C

Como já foi referido, o ser humano não produz a sua própria vitamina C sendo por isso necessário ingeri-la através dos alimentos. Contudo, havendo necessidade de aumentar o seu aporte, a suplementação de vitamina C é recomendada quando a deficiência do nutriente é identificada e não é possível supri-la com a alimentação. Esta suplementação deve ser recomendada após a avaliação de um nutricionista ou médico e precisa ser acompanhada por este profissional.

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *