Nutrição

Novidades

A dieta das calorias negativas, sabe o que é?

SEGUNDO ALGUNS ESPECIALISTAS, AO INGERIRMOS DETERMINADOS ALIMENTOS ESTAMOS A QUEIMAR CALORIAS. ELES EXISTEM, SÃO MUITOS, E NÓS REVELAMOS QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM. É CHAMADA A DIETA DAS CALORIAS NEGATIVAS.

20.02.2019 por Célia Figueiredo

Quem nunca foi às compras e deu por si a ler os rótulos dos alimentos e a fazer contas às calorias que ingerimos? Quase todas certamente… Agora imagine que existem alimentos em que em vez de ganharmos calorias com eles, perdemos. Esta é a teoria defendida por vários especialistas que explicam este fenómeno de uma forma simples: existem ingredientes alimentares que têm a capacidade de nos ajudar a emagrecer mais facilmente porque demoram mais tempo a digerir. É a chamada teoria invertida. Ou seja, habitualmente todos os alimentos obrigam o organismo a queimar calorias e cerca de 10% a 15% das calorias que ingerimos são automaticamente utilizadas pelo organismo durante o processo de digestão.

No entanto, existem alimentos que devido às suas características, requerem uma quantidade superior de energia para serem assimilados, gerando assim calorias negativas. Desta forma, em vez de ganharmos calorias quando comemos esses alimentos, perdemos calorias! Claro está que ajuda o facto de esses alimentos possuírem poucas calorias, menos do que aquelas que o nosso organismo gasta a digeri-los. Assim, há um défice de calorias que pode ajudar na perda de peso. Esta teoria não se aplica àquele pacote de batatas fritas ou à sua Bola de Berlim preferida. Não percebeu?! Nós explicamos: se um folhado de salsicha tiver 350 calorias e forem necessárias 100 para o digerir, na prática irá adicionar 250 calorias às suas reservas energéticas. Inversamente, se uma maçã tiver 65 calorias e exigir igualmente 100 calorias para ser digerida, o organismo terá de retirar 35, diretamente dos depósitos de gordura. Certo?

Este processo acontece grande parte devido ao elevado teor de fibras que estes alimentos têm. Sendo que este é o maior obstáculo que o organismo enfrenta para processar os alimentos que ingerimos. Logo, quanto maior for a quantidade de fibras contida nos alimentos, mais energia o organismo terá de despender durante a mastigação e nas etapas seguintes do processo digestivo.

Alimentos que pode consumir sem culpa

Vegetais

– Espargos
– Brócolos
– Repolho
– Couve-flor
– Pepino
– Feijão-verde
– Cebola
– Espinafre
– Pimento
– Beterraba
– Cenoura
– Nabo

Fruta

– Maçã
– Toranja
– Tangerina
– Melão
– Limão
– Lima
– Laranja
– Ananás
– Morango
– Melancia
– Manga
– Framboesa

0 Comentários

Deixe um comentário

Quer juntar-se à discussão?
Esteja à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Post