AO CONTRÁRIO DO QUE POSSA PENSAR, OS HIDRATOS DE CARBONO REPRESENTAM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA NOSSA ALIMENTAÇÃO. O SEGREDO ESTÁ EM SABER QUAIS OS HIDRATOS, A QUANTIDADE E FORMA COMO OS CONSUMIMOS. MAS SEJA COMO FOR DEVEM SER CONSUMIDOS COM MODERAÇÃO.

28.05.2018 por Célia Figueiredo

São conhecidos por serem os inimigos da nossa alimentação e um dos culpados do ganho de peso. Mas os hidratos de carbono, que têm mais fama do que proveito. Na verdade os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do nosso organismo, e a sua carência pode mesmo manifestar-se com cãibras, falta de energia, mudanças de humor ou até falta de concentração. Por isso eles são necessários para o nosso bem-estar, mas como em tudo na vida, o segredo está na moderação, caso contrário só vão contribuir para o excesso de peso.

Portanto, os hidratos de carbono não são proibidos, mas o seu consumo deve seguir as regras da roda dos alimentos. Ou seja, devem ocupar apenas 1/4 do seu prato, não esquecendo os restantes grupos alimentares que deve incluir, como os legumes que devem preencher metade do seu prato, e por fim a carne ou o peixe que devem estar presentes no restante 1/4.

E como já foi referido anteriormente, sendo o hidrato de carbono um fornecedor de energia, é natural que na primeira metade do dia necessite de maior energia e menos pelo final do dia. Então, também no consumo dos hidratos de carbono deve seguir esta regra. Isto é, se na sua refeição for incluir hidratos de carbono, então privilegie o seu consumo ao pequeno-almoço e/ou almoço. Reserve o jantar para uma refeição mais ligeira optando por outro tipo de alimentos.

Por fim, falta segredar-lhe outro saber sobre os hidratos de carbono. É que há dois tipos de hidratos: os simples e os complexos. Trocando por miúdos diríamos que os simples, são constituídos por açúcares, são de absorção rápida e rapidamente se “transformam” em gordura. Já os hidratos complexos, menos nocivos, provocam uma digestão mais retardada, são mais lentamente absorvidos pelo organismo fazendo-nos sentir saciados e não é tão provável de se acumularem em forma de gordura.

Hidratos de carbono simples

Fruta
Produtos de pastelaria
Refrigerantes
Leite e derivados

Hidratos de carbono complexos

Arroz integral
Massa integral
Pão integral
Leguminosas
Cereais integrais

Crédito Foto: Instragram.com/carolinevreeland

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by