UTILIZADA HÁ VÁRIOS ANOS, A ÁGUA MICELAR RENASCEU NO MERCADO DA COSMÉTICA COMO ALIADA DA HIGIENE DIÁRIA DO ROSTO, E É ANUNCIADA COMO UM TRÊS EM UM. MAS SERÁ ISTO VERDADE? VAMOS CONHECER UM POUCO MELHOR ESTE PRODUTO E SABER O QUE É MITO E O QUE É VERDADE.

30.08.2018 por Célia Figueiredo

Já é utilizada há muitos anos, mas, ultimamente, a indústria da cosmética voltou a apostar neste produto. Um produto que limpa, remove a maquilhagem* e ainda tonifica. Falamos da água micelar. Mas será que é mesmo assim, que realmente cumpre as três funções? Fomos investigar e esclarecemos.

Segundo os especialistas, o principal segredo da água micelar está na sua composição. Ou seja, ela é constituída por estruturas moleculares complexas chamadas de “micelas”, que a distinguem da água comum. E o que é uma micela? Segundo a designação no dicionário é: “um agregado de moléculas em suspensão que constitui uma das fases de um colóide”. Dito de uma forma mais simples, imagine o sabão dissolvido na água. O resultado são micelas capazes de fornecer uma emulsão que ajuda a dissolver certos compostos que seriam insolúveis com água “normal”. Ou seja, tem um maior poder de mover os resíduos e as impurezas. Mas vamos aos mitos associados a este novo-velho produto.

Quem tem pele sensível não pode utilizar.
Mito.
Podem ser utilizadas por qualquer tipo de pele, incluindo as mais sensíveis, mas ainda assim, hoje em dia a oferta é vasta e já existem gamas para cada tipo de pele, com ingredientes extra que tratam os devidos problemas de cada tipo.

A água micelar remove maquilhagem à prova de água.
Verdade.
Graças às micelas, este produto remove as impurezas ao mesmo tempo que remove a maquilhagem mesmo à prova de água. Os produtos de longa duração, como máscara de pestanas e eyeliner, também conseguem ser removidos.

A água micelar remove todo o tipo de maquilhagem.
Mito. A água micelar apresenta limitação na remoção de maquilhagens muito “pesadas”. A sugestão é que seja utilizado em primeiro lugar um desmaquilhante e só depois aplicar a água micelar.

Perdemos mais tempo ao usar a água micelar.
Mito. Basta colocar um pouco num disco de algodão e passar pela pele do rosto e pescoço. Pode ser utilizado para limpar o rosto, por exemplo de manhã para retirar os restos do creme de noite, ou à noite para limpar a sujidade que se acumulou na pele durante o dia.

É necessário lavagem após o uso da água micelar.
Verdade. Apesar de ser publicitada como não necessitar que se enxague, a água micelar não é mais do que um detergente. E deixar detergente no rosto sem limpar, a longo prazo poderá trazer reações e problemas de pele. Caso utilize água micelar para limpar a pele com ou sem maquilhagem, de seguida deve lavar o rosto com água, ou pelo menos passar um algodão embebido em água termal para limpar os resíduos que ficaram e de seguida o tónico para equilibrar a pele.

*Serviços de Beleza ao domicílio disponíveis na Beauty Now.

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by