POR SER TÃO NUTRITIVO, O COCO É CONSIDERADO UMA DAS FRUTAS MAIS SAUDÁVEIS DO MUNDO! É CONHECIDO PELA QUANTIDADE ELEVADA DE MINERAIS, VITAMINAS E SUBSTÂNCIAS COM PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES. E É TÃO VERSÁTIL QUE PODE SER CONSUMIDO DAS MAIS VARIADAS FORMAS.

28.07.2018 por Célia Figueiredo

É verdade que gostos não se discutem, mas o certo é que o coco devia fazer parte da alimentação de todos. Os motivos são muitos e bons, já que conforme defendem os especialistas, esta fruta tropical tem fortes capacidades imunológicas e antioxidantes, e é extremamente nutritiva. Rico em potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco, o coco está cada vez mais presente na dieta alimentar dos portugueses, e até nos cuidados de beleza.

E se aparentemente parece que não haver muito que comer no coco, o certo é que tudo se aproveita no fruto que tem mil e uma utilidades: água de coco, polpa verde, polpa madura, leite de coco, óleo de coco, farinha de coco e, mais recentemente, o açúcar de coco. Confira.

As diferentes facetas do coco

Água de coco
Se comprar o fruto fresco e o partir, pode beber a água do seu interior. No entanto, já existem versões de água empacotada. A água de coco é uma excelente fonte de minerais, principalmente potássio, cálcio e magnésio com baixo teor de açúcar. Segundo os especialistas é ótima para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras, para além de ser um bom antioxidante graças à presença de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), A e C.

Óleo de coco
Um facto interessante no aspeto nutricional do coco é que apesar de conter um nível elevado de gorduras saturadas, o óleo de coco é composto por ácidos gordos de cadeia média, cheios de ácido láurico, um ácido gordo encontrado no leite materno, que ajuda a destruir camadas de gordura. Este ácido láurico ativa o sistema imunológico, reduzindo, substancialmente, o stresse oxidativo e alguns processos inflamatórios, aumentando a capacidade de combater as doenças cardiovasculares e até doenças oncológicas. Pode ser utilizado para saltear e fazer refogados e em cru pode servir para temperar saladas. O mesmo óleo serve também para hidratar o cabelo, a pele e as unhas, reduzir a acne, além de funcionar como tónico de limpeza.

Leite de coco
O leite de coco é fonte de vitamina A e E, e minerais como o potássio e o cálcio. Apesar de ser rico em gorduras saturadas, o coco é facilmente metabolizado pelo organismo e transformado em energia. Funciona como um saudável substituto do leite de vaca, já que tem propriedades anticancerígenas e protege o corpo de infeções. É um leite cremoso, sem lactose, saboroso, melhora a digestão e pode aliviar os sintomas de hiperacidez, úlceras e refluxo. A bebida é vegetariana e não tem soja ou glúten.

Farinha de coco
Extraída do coco, a partir da prensagem mecânica, a farinha de coco é muito rica em fibras, ajuda na saciedade, melhora a função intestinal, regula o açúcar no sangue e os níveis de colesterol. É uma boa alternativa para fazer bolos e adicionar em batidos e iogurtes.

Polpa do coco
Existem algumas diferenças no teor de nutrientes, de acordo com o amadurecimento do fruto. A polpa do coco é repleta de flavonoides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by