SÃO INÚMEROS OS BENEFÍCIOS DOS COENTROS, A ERVA MAIS AROMÁTICA DAS AROMÁTICAS. SOBEJAMENTE UTILIZADA NA COZINHA TRADICIONAL PORTUGUESA, NA HORA DE COMER NÃO REÚNE CONSENSO: AMADO POR UNS E ODIADO POR OUTROS, DADO O ODOR E SABOR FORTES. PARA OS AMANTES DESTA ERVA HÁ A VANTAGEM DE SE PODER CULTIVAR EM CASA EM PEQUENOS VASOS.

29.03.2018 por Célia Figueiredo

Este é um daqueles alimentos que ou se ama ou se odeia. Isto porque, o seu sabor e odor são tão presentes que não existe meio-termo. Os coentros (Coriandrum Sativum) são da família das umbelíferas, uma erva muito aromática. Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos, mas é provável que a sua origem seja da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a incluíam na confeção de pratos e bebidas.

Atualmente, esta planta é igualmente conhecida por salsa árabe ou chinesa e é cultivada um pouco por todo o mundo. Entre nós é conhecida por coentros, e são uma excelente opção na gastronomia portuguesa enquanto erva aromática.

Pelas variadas propriedades que o coentro tem, os benefícios são inúmeros. Devido ao seu sabor forte é uma forma de moderar o consumo de sal, tão nocivo para a nossa saúde. Por outro lado, devido ao seu elevado poder antioxidante, os coentros ajudam a combater a fadiga e as enxaquecas, mas também têm efeito ao nível da pele ao retardar os efeitos do envelhecimento.

São ricos em proteínas, sais minerais, vitamina B e C e niacina, propriedades que ajudam a neutralizar o mau hálito e aliviam as dores de estômago. Ou seja, no caso de problemas gastrointestinais os coentros também dão uma ajuda no tratamento de digestões difíceis, vómitos e outros transtornos gástricos.

Uma outra vantagem do consumo desta erva aromática é o fortalecimento do sistema imunológico. Trocando por miúdos quer isto dizer que, vai ter menos dor e inflamação devido ao elevado teor de vitamina C e ferro que o coentro contém.

Como vê são só vantagens para quem consome coentros. São centenas as receitas que pode fazer com esta erva. Ora para temperar, ora mesmo integrando os pratos, como sopas por exemplo, ou até bebidas. E pode inclusive cultivar em casa num pequeno vaso! Experimente!

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by