ORIGINÁRIO DO NORDESTE ASIÁTICO, O COGUMELO SHIITAKE TEM VINDO A GANHAR ADEPTOS TAMBÉM NO OCIDENTE, SENDO HOJE EM DIA, A SEGUNDA ESPÉCIE MAIS CONSUMIDA. HÁ MESMO QUEM DIGA QUE, DEVIDO ÀS SUAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS, SE TRATA DE UM SUPERALIMENTO. VAMOS CONHECÊ-LO.
15.11.2018 por Célia Figueiredo
São inúmeras as propriedades atribuídas ao cogumelo shiitake. Esta espécie de cogumelo comestível é cultivada há mais de mil anos na China, que continua a ser um dos maiores produtores deste alimento. Atualmente está presente em muitas receitas confecionadas e com o passar dos tempos tem vindo a ganhar fama no ocidente, pelo seu interesse gastronómico e medicinal, sendo mesmo considerado um superalimento.
O nome “shiitake” tem origem na palavra japonesa shii, ou seja, uma árvore parecida com carvalho, e na palavra take, que significa cogumelo. Castanho e em forma de guarda-chuva com uma campânula curva que pode ter entre 5 e 25 cm de diâmetro, esta espécie de cogumelo tem um sabor levemente fumado e uma textura muito “carnuda”. Versáteis na sua utilização podem ser consumidos crus, salteados, grelhados, guisados ou cozidos em caldos e sopas.
O aumento na procura deste produto aumentou também a oferta. Por isso, não é difícil encontrar estes cogumelos nos supermercados. São também muitas as receitas que pode encontrar para cozinhar este superalimento.
Principais benefícios
Ricos em ácido fólico, magnésio, selénio e vitaminas do complexo B, os cogumelos shiitake são também uma excelente fonte de vitamina C. Estudos indicam que devido às suas propriedades anti-inflamatórias o seu consumo ajuda a eliminar a quantidade excessiva de sal no organismo, baixa os níveis de colesterol e também impede a formação de coágulos de sangue que impedem a circulação sanguínea, ajudando a prevenir tromboses. Os cogumelos shiitake também contêm uma substância ativa chamada lentinan que não só ajuda a reforçar o sistema imunitário como também tem propriedades anticancerígenas. Segundo os estudos desenvolvidos, o lentinan é um polissacárido que parece favorecer a resposta imunitária do nosso organismo.
Como preparar
- Escolha os cogumelos shitakes.
- Lave-os bem, sem os mergulhar e com cuidado.
- Seque os cogumelos com papel de cozinha ou com um pano limpo.
- Corte-os no formato desejado. Pode utilizar os caules. É uma opção de gosto. Dependendo da receita pode fatiá-los, picá-los ou mesmo utilizá-los inteiros. As fatias vão bem para utilizá-los como acompanhamentos. Pedaços menores são melhores para sopas, recheios ou molhos.
- Reúna os demais ingredientes que você poderá precisar como manteiga, azeite/óleo, ervas e temperos.
- Escolha o seu método de preparação preferido:
Pode levá-los à grelha, pincelando previamente com um pouco de azeite e deixá-los grelhar durante 5 a 10 minutos.
Pode refogar com manteiga, sal e pimenta durante 4 a 5 minutos.
E pode ainda assá-los fatiados ou inteiros no forno cerca de 15 minutos.
Valores Nutricionais por 100 g
Energia 34 kcal (141 kJ)
Hidratos de carbono 6.79 g
Fibras dietéticas 2.5 g
Gordura 0.49 g
Proteínas 2.24 g
Tiamina (Vit. B1) 0.015 mg
Riboflavonóides (Vit. B2) 0.217 mg
Niacina (Vit. B3) 3.877 mg
Ácido Pantoténico (B5) 1.500 mg
Vitamina B6 0.293 mg
Vitamina D 20 IU
Cálcio 2 mg
Ferro 0.41 mg
Magnésio 20 mg
Fósforo 112 mg
Potássio 304 mg
Sódio 9 mg
Zinco 1.03 mg
Manganésio 0.230 mg