A FRUTA É UM DOS ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS NUMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA. NO ENTANTO SAIBA QUE EXISTE FRUTA EXTREMAMENTE CALÓRICA E QUE EM CASO DE DIETA, PODE DEITAR TUDO A PERDER. CONHEÇA QUAIS OS FRUTOS QUE DEVE EVITAR.

02.07.2018 por Célia Figueiredo

Chegado o calor e o bom tempo é natural que lhe apetece consumir alimentos mais frescos, como a fruta. É de facto um dos alimentos mais aconselhados numa alimentação equilibrada e variada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, devemos consumir de 3 a 5 porções de fruta diariamente (dependendo da necessidade de cada um).

Porém, importa saber que nem toda a fruta é hipocalórica, que é como quem diz, nem toda a fruta é baixa em calorias. Isso mesmo. Por exemplo, a banana, o figo, o abacate e o coco contêm uma maior quantidade de calorias, por isso o seu consumo deve ser regrado. Também a ingestão das uvas e das cerejas devem ser moderado, pois dado o seu tamanho pode perder a conta à quantidade que consome… As tâmaras são outra fruta de alto teor calórico, pelo que contente-se com pouca quantidade.

Quantidade é aliás a palavra de ordem no que toca ao cuidado com as frutas calóricas. Menos é mais, principalmente se estiver a seguir uma dieta de baixa de peso. Ou seja, ingere menos quantidade, tirando partido de todos os nutrientes que contêm, e não corre o risco de ser um consumo por excesso.

Não deixa de ser importante lembrar que a fruta fornece fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas e tem a vantagem de saciar, purificar o organismo através das fibras, melhorar o trânsito intestinal e reduzir a formação de radicais livres.

No que toca às frutas menos calóricas destacam-se a pera, a maçã, o kiwi e a tangerina. Na altura da escolha é também importante privilegiar a fruta da época, já que corre menos riscos de ser fruta de estufa, e por isso mais saudável e livre de químicos.

Mas para que tenha uma ideia das escolhas que pode fazer deixamos-lhe uma lista de frutas e as suas quantidades calóricas por cada 100 gramas:
Coco: 320
Tâmara: 270
Abacate: 232 calorias
Banana: 85 calorias
Manga: 73 calorias
Romã: 62 calorias
Uva: 61 calorias
Kiwi: 56 calorias
Abacaxi: 55 calorias
Laranja: 53 calorias
Damasco: 52 calorias
Cereja: 48 calorias
Figo: 47 calorias
Maçã: 45 calorias
Mirtilo: 41 calorias
Pera: 38 calorias
Groselha: 37 calorias
Ameixa: 36 calorias
Amora: 35 calorias
Framboesa: 30 calorias
Pêssego: 30 calorias
Melão: 30 calorias
Nêspera: 28 calorias
Morango: 27 calorias
Toranja: 26 calorias
Melancia: 15 calorias

Crédito Foto: Instagram.com/rosiesaffair

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by