EXECUTAR UM DETERMINADO NÚMERO DE REPETIÇÕES A CADA MINUTO E DESCANSAR NO TEMPO QUE FALTA ATÉ AO PRÓXIMO MINUTO. ESTE É O CONCEITO DO EMOM, ACRÓNIMO DO INGLÊS ‘EVERY MINUTE ON THE MINUTE, UM MÉTODO DE TREINO DE ALTA INTENSIDADE QUE DESENVOLVE A FORÇA, A RESISTÊNCIA E A COORDENAÇÃO. A GRANDE VANTAGEM É QUE PODE SER FEITO EM CASA COM ÓTIMOS RESULTADOS.

27.04.2018 por Célia Figueiredo

Se é daquelas pessoas que gosta de ter sob controlo todas as tarefas que faz ao longo do dia, inclusive o tempo que demora a executá-las, então este exercício é o indicado para si. O nome é inglês: Ever Minute On the Minute, a sigla adotada é EMOM, e é um treino intervalado de alta intensidade. Consiste em realizar um número determinado de repetições de um movimento, o mais rápido possível num minuto, sendo que o tempo restante, para completar o minuto, é o descanso. No minuto seguinte inicia um novo “round”, e assim sucessivamente. O treino termina quando completar os minutos pré-determinados ou quando já não for possível completar a tarefa num só minuto.

O EMOM pode ser feito com um movimento único ou um mix de movimentos. Por exemplo, pode estipular que o treino consiste em 10 agachamentos EMOM, usar o restante do minuto para descansar, e quando o próximo minuto começar, repetir. Ou pode fazer 10 agachamentos, descansar e de seguida faz 10 lunges.

São diversos os benefícios resultantes da prática do EMOM, entre eles desenvolver a força, a resistência e a coordenação. Mas também estimular a queima de gordura e a perda de peso e melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Por outro lado, conforme já referimos este treino permite-lhe um total controlo: com este tipo de exercício sabe quando começa e quando acaba (tem apenas um minuto)! Ao mesmo tempo a sua motivação estará sempre no pico, uma vez que tem um objetivo claro, num tempo pré-determinado e vai fazer de tudo para o cumprir.

Outra vantagem do EMOM é a liberdade de poder escolher o conjunto de exercícios que mais se adapta ao seu objetivo. Ou até de não escolher conjunto nenhum, e de só fazer repetição do mesmo treino em todos os minutos. E porque falamos de minutos, o tempo é outro dos benefícios deste exercício de alta intensidade. É que em poucos minutos pode tirar o mesmo proveito físico e psicológico como se tivesse passado horas no ginásio! Diga lá que não é um ganho de tempo? E tempo é dinheiro!

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