SÃO FREQUENTES AS QUEIXAS DE DORES DE COSTAS. A MAIORIA DOS CASOS RESULTA DE ERROS DE MÁ POSTURA E, POR ISSO, DE CAUSA BENIGNA. OS EXERCÍCIOS FÍSICOS SÃO ALIADOS IMPORTANTES PARA TRATAR ESTA CONDIÇÃO, E ATÉ PARA A PREVENIR, UMA VEZ QUE É NECESSÁRIO FORTALECER OS MÚSCULOS QUE ENVOLVEM A COLUNA VERTEBRAL.

16.04.2018 por Célia Figueiredo

As dores nas costas são, provavelmente, uma das condições de saúde mais comum na população estando entre as principais causas de absentismo ao trabalho. Apesar das dores na coluna e/ou costas serem na maioria dos casos perfeitamente benignas, elas podem ser muito incomodativas e incapacitantes, degradando muito a qualidade de vida das pessoas. Boa parte dos casos resulta de erros de postura, stresse, cansaço, levantamento de pesos de forma errada e falta de exercício regular e, por isso, existe um conjunto de medidas curativas e preventivas que permite melhorar esta condição. Desde logo, a prática de exercício físico, uma vez que proporcionam o fortalecimento de determinados grupos musculares e o alongamento de outros, o que irá melhorar a sustentação da coluna, diminuindo assim a sobrecarga em outras estruturas como os discos e os ligamentos.

Portanto, agora só tem de se aconselhar sobre qual o treino mais adequado à sua condição e começar a prática do exercício físico. Pode não sentir efeitos positivos nas primeiras semanas, até pelo contrário, pode mesmo ter mais dores no início, mas depois de “desemperrar” os músculos vai ver que as melhoras são substanciais. Deixamos-lhe 4 exemplos de exercícios físicos bons para alongar e fortalecer os músculos.

Pilates

O método tem como objetivo fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco. Melhora a postura, promove uma maior consciência corporal e alinha a coluna. Requer resistência e equilíbrio, em especial do tronco e das pernas.

Musculação

Se pensa que este treino é só para quem quer ficar “quadrado”, está completamente engando. É um excelente exercício para ganhar massa muscular (claro!) mas sem ter que ficar com os músculos do tamanho de um bodybuilder. Aliás, isso nem será possível sem um treino, alimentação e suplementação muito específicos. A ideia é ajudar a ficar com os músculos definidos, fortes e resistentes.

Postura e Alongamentos

Nada melhor do que aulas de postura e alongamento para promover o treino da flexibilidade e consciência corporal, trabalhando no alongamento dos músculos e na correção de posturas diárias.

Natação

Já foi considerado o exercício físico mais completo por exercitar quase todos os músculos. Hoje em dia, já não detém esse galardão, mas seja como for, continua a ser uma boa escolha, uma vez que o risco de lesão é mínimo. Os movimentos da natação fortalecem os músculos lombares e diminuem as dores.

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