FRESCOS OU SECOS SÃO APRECIADOS PELA SUA DOÇURA, MAS MAIS DO QUE SABOROSOS SÃO EXTREMAMENTE SAUDÁVEIS. O FIGO FRESCO É TÍPICO DO VERÃO, MAS PODE SER ENCONTRADO NO MERCADO DURANTE TODO O ANO, SECO. DE BAIXO VALOR CALÓRICO E SEM GORDURA, REVELA-SE UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA OS SEUS LANCHES E SNACKS.

02.05.2018 por Célia Figueiredo

Há quem o considere um falso fruto, uma vez que se trata de um recetáculo que contém centenas de pequenos frutos que vulgarmente chamam de sementes. Falamos do figo, que conhecemos como fruto. Mole e de pele fina, cuja cor varia de verde a roxo, enquanto a polpa pode ser encarnada ou branca, pode ser consumido fresco, seco ou em conserva e confeitados. Dependendo da espécie, a sua forma é redonda ou achatada, e na realidade muito frágil e perecível e, por isso, os figos secos e em conserva têm tido um papel preponderante no mercado, principalmente na altura das festas de Natal.

Em termos nutritivos são um alimento muito energético já que têm um elevado teor de açúcar, por isso, devem ser consumido em doses pequenas. A quantidade calórica de 100 gramas de figos frescos é de aproximadamente 80 calorias, enquanto para os figos secos a mesma quantidade tem mais do triplo das calorias, cerca de 230 calorias. Mas para além de docinhos os figos contêm potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, e vitaminas antioxidantes A, E e K. Para além disso, são ainda muito ricos em fibras, sendo por isso muito benéficos ao nível do trânsito intestinal; ricos em antioxidantes e ótimos diuréticos.

Assim, além de deliciosos, os figos aportam diversos benefícios à saúde, dos quais destacamos:

Ajudam a combater doenças cardíacas
Contêm potássio e fibra, substâncias que ajudam a reduzir o risco de vir desenvolver doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial ou os níveis de “mau” colesterol.

Antioxidantes
Têm propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento celular.

Nutritivos
Sejam frescos ou secos contêm imensos minerais e vitaminas, pelo que são um alimento muito saudável e nutritivo.

Dica: Como escolher os figos
Um figo fresco no ponto certo para comer, é aquele que pinga pequenas gotas de açúcar pela sua extremidade, na zona mais pontiaguda. Se um figo fresco estiver muito maduro ou muito verde, pode facilmente causar alguns transtornos intestinais ou aftas e outras irritações na boca. É por isso importante comprar pequenas quantidades de cada vez, já que este fruto não se mantém no ponto por muitos dias.

 

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