UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA É ESSENCIAL ANTES DE PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO. ISSO JÁ TODOS SABEMOS. O QUE MUITOS IGNORAM É A NECESSIDADE DE REPOR TODA A ENERGIA E NUTRIENTES GASTOS DURANTE O TREINO. COMO? NÓS DAMOS-LHE UMA RECEITA PRÁTICA, SIMPLES E ECONÓMICA.

05.06.2018 por Célia Figueiredo

É verdade que antes de se por a mexer no seu treino habitual tem de garantir que o seu organismo está com a energia e a força suficientes. Mas é, igualmente, importante assegurar que depois de todo o desgaste, repõe todos os nutrientes para a recuperação muscular. Para isso, nada melhor do que preparar você mesmo um batido rico em proteínas onde pode incluir os alimentos que mais gosta. E esta medida é importante, independentemente, do tipo de exercício que pratica e da sua intensidade.

Com o exercício físico, os praticantes perdem água, força e nutrientes necessários para o normal funcionamento do seu corpo. Ora e como depois do treino o seu metabolismo está mais acelerado é essencial que alimente os seus músculos. Para isso nada melhor do que preparar um batido à medida do exigido: rico, mas equilibrado, em hidratos de carbono, proteína, vitaminas e minerais. Os hidratos de carbono devem ser simples, pois estes serão absorvidos rapidamente pelos músculos para recuperar as reservas de glicogénio. E a proteína ao ser consumida depois do treino, vai ajudar a recuperar e reparar as fibras musculares. As vitaminas e minerais são igualmente importantes e é possível ir buscá-las nas frutas e hortícolas.

Perguntará: Então e o que devo colocar no batido após o treino?

A resposta é simples: Primeiro escolhe um líquido que pode ser leite, bebida de coco ou amêndoa, água de coco ou uma combinação entre eles. Para a parte da proteína, um iogurte grego, manteiga de oleaginosas ou caju (cru ou natural) e até tofu são boas opções. Depois, pode adicionar sementes de cânhamo, linhaça, aveia ou chia. Assim, ganha uma dose extra de proteína e ainda dá mais consistência ao batido. Por fim, escolha uma fruta ou verdura à escolha e que combine bem com os restantes ingredientes.

Deixamos-lhe uma sugestão: um batido proteico de banana e queijo quark
Ingredientes:
2 colheres de sopa de queijo quark
1 banana madura cortada às rodelas
2 colheres de sopa de granola
200 ml de leite sem lactose
Modo de preparação: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture. Et voilá, está pronto a consumir!