A BEBIDA JÁ EXISTE HÁ MAIS DE 2 MIL ANOS, MAS SÓ NOS ÚLTIMOS TEMPOS É QUE TEM DADO QUE FALAR. APELIDADA POR MUITOS COMO O “ELIXIR DA SAÚDE ETERNA”, O KOMBUCHA TEM MÚLTIPLAS VANTAGENS. É QUE PARA ALÉM DE SABOROSA, A BEBIDA TEM CLAROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.

18.05.2018 por Célia Figueiredo

Desconhece-se a origem exata do kombucha, mas diz-se que viajou do Oriente até ao mundo Ocidental, mas seja qual for a sua naturalidade foi muito bem acolhida por cá, pelas suas excelentes propriedades. O Kombucha resulta da fermentação de uma infusão de chá, normalmente preto ou verde, através de uma cultura simbiótica de fermentos e bactérias probióticas (organismos compatíveis com a nossa flora intestinal). O resultado é uma bebida saborosa, refrescante e naturalmente frisante. Mas não só. É também uma bebida com benefícios claros para a saúde. Nomeadamente a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar o funcionamento intestinal. Tem ainda propriedades desintoxicantes e antioxidantes e ajuda a regular o funcionamento do aparelho digestivo, do fígado e da circulação.

Cada kombucha tem a personalidade de quem o faz, havendo assim uma grande variedade no mercado: mais doces, mais secos, e com frutas e especiarias, para chegar a um sabor mais agradável ao paladar. Devido à fermentação, a bebida de kombucha contém sempre uma pequena quantidade de álcool, mas como se situa abaixo dos 0,5% não é considerada uma bebida alcoólica.

Mas porque está esta bebida tão na moda? A resposta é simples: o sabor aliado aos múltiplos benefícios que aportam a quem toma regularmente a bebida. Confira os principais benefícios:

Sistema digestivo: Naturalmente antioxidante, o kombucha ataca os radicais livres capazes de provocar mal-estar digestivo.

Energia: A capacidade energizante do kombucha é atribuída à formação de ferro, libertado durante a fermentação do chá e de uma pequena quantidade de cafeína naturalmente presente.

Sistema imunitário: Os probióticos presentes no kombucha fortalecem o sistema imunitário.

Perda de peso: O consumo de kombucha estimula o metabolismo e limita a acumulação de gordura.

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by