OS PÉS SUSTENTAM E SUPORTAM-NOS O ANO INTEIRO. MERECEM POR ISSO UM TRATAMENTO ESPECIAL NEM SEMPRE RECEBIDO. SÃO VERDADEIRAS VÍTIMAS DAS ESTAÇÕES DO ANO, MAS COM A CHEGADA DO VERÃO TEM OPORTUNIDADE DE LHES DAR AQUILO QUE ELES MERECEM. MIME-OS! NÓS DIZEMOS-LHE COMO.
02.07.2018 por Célia Figueiredo
São a base e o suporte do nosso corpo. Têm por isso um papel muito importante no nosso quotidiano, mas são muitas as vezes que não lhe damos a importância devida. Falamos dos pés, os mal-amados. Damos conta disso quando chega o calor e a vontade de usar sandálias e chinelos mostra o quanto foram negligenciados o resto do ano. A verdade é que por trabalharem o dia inteiro, devem ter cuidados redobrados, mesmo sabendo que a sua função é aguentar a pressão exercida pelo peso do corpo. Assim, para além do descanso, os pés devem ser mantidos sem calosidades, unhas aparadas e livre de fungos e micoses. Nós deixamos-lhe uma ideia de quais os hábitos a adotar no dia-a-dia, mas o aconselhado é que procure a pedicure* com regularidade.
Pele suave e sem calos
Na altura do banho, é importante retirar o excesso de calosidade e a pela mais espessa que se vai acumulando na região dos calcanhares e na sola. Esfolie com a ajuda de uma pedra-pomes ou uma lima. Este é um gesto que vai impedir o acumular excessivo de calosidades e facilitar o trabalho na hora de ir à pédicure. Aqui os cuidados são mais profundos e além do banho de água morna, a profissional massageia os pés e hidrata-os profundamente com os produtos adequados.
Apare as unhas
O tamanho das unhas deve ser médio. Ou seja, não podem ser cortadas em demasia para não encravarem, mas também não as deve manter compridas, pois é aí que se acumulam os fungos. Se não se sente confiante com o tamanho certo, deixe esta tarefa para a pedicura*. Ela não só lhe deixará as unhas do tamanho certo, como ainda lhe remove o excesso de cutículas. Este procedimento exige algum cuidado e conhecimento para não cortar o que não deve e desenvolver infeção.
Sempre bem lavados
Não basta deixar correr a água do duche ou deixá-los de molho no banho. Deve esfregar e lavar bem os pés, principalmente entre os dedos. No final deve secá-los muito bem e não os deixar húmidos, pois é o principal fator de desenvolvimento de micoses.
Sapatos adequados
É uma regra de ouro tanto para o verão como para o inverno. Como já referimos são eles que nos sustentam todo o dia. Por isso, um calçado confortável e adequado a cada ocasião é obrigatório. Não use sapatos apertados ou desconfortáveis, pois irão facilitar o aparecimento de calosidades. Não poupe na hora de optar por um calçado de qualidade. O barato pode sair-lhe caro!
Protetor solar também nos pés
Cada vez mais conscientes usamos o protetor solar para evitar escaldões. Mas quantas vezes nos lembramos de o colocar nos pés?! Pois é. Principalmente se usar sandálias ou chinelos. Até porque a pele dos calcanhares e sola é bem resistente, mas não tanto a pele do peito do pé, que é bastante delicada. Assim, na hora de por o protetor não se esqueça dos pés!
Embeleze os pés
E porque afinal estamos no verão e vamos usar e abusar das sandálias, procure uma pedicura e embeleze os pés* com aquele verniz trendy que vai realçar a beleza dos seus pés!
*Serviço de Beleza ao domicílio disponível na Beauty Now.

Manteiga de Pés Sauna&Spa, Natura Siberica, €7,23, na Pluricosmética

The Ritual of Dao Foot Scrub PRO, Rituals, €11,50
