O MIRTILO É UM FRUTO, MAIS PRECISAMENTE UMA BAGA DE COR AZUL CEROSO, COM UMA ESTRELA DE CINCO PONTAS NA SUA PARTE SUPERIOR. É UM FRUTO SILVESTRE QUE GOSTA DE FRIO E, POR ISSO, VIVE EM REGIÕES ONDE O INVERNO É BASTANTE RIGOROSO. CURIOSO É QUE UMA DAS SUAS PROPRIEDADES É TRATAR CONSTIPAÇÕES E PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS!

01.04.2018 por Célia Figueiredo

O mirtilo é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açúcares, pectina, tanino, ácidos cítricos, málico e tartárico. Verdadeiras riquezas nutricionais que os nutricionistas garantem ser um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Há mesmo quem os considere como o fruto da juventude e o rei dos antioxidantes. Os mirtilos são um fruto silvestre consumido há séculos pelo homem, e uma vez conhecidas as suas características, estão sobejamente estudados os seus benefícios para a saúde. Confira alguns:

Devido ao seu elevado teor de antioxidantes, protegem contra as doenças cardiovasculares, atenuam processos relacionados com o envelhecimento, por exemplo da pele, e outras alterações do sistema nervoso;

Ajudam a combater a perda de memória de curto prazo;

Reduzem a inflamação do aparelho digestivo e regulam o trânsito intestinal devido à sua riqueza em fibras e propriedades antissépticas, apresentando propriedades laxantes quando consumidos em fresco e auxiliam o tratamento da diarreia quando consumidos em seco;

Para além disso, protegem a pele dos radicais livres, ajudam a fixar a vitamina A e aceleram a cicatrização.

Estes são alguns dos benefícios do consumo regular dos mirtilos, porém são muitos os estudos que apontam ainda outras tantas vantagens.

Mas não é só fresco ou seco que o fruto se pode consumir, também na culinária este fruto tem propriedades singulares e apresenta também uma enorme versatilidade culinária. É um excelente acompanhamento para diversos pratos, mas especialmente pratos de caça e saladas. O mirtilo é muito apreciado em doces e sobremesas variadas.

Há por isso para todos os gostos: fresco ou cozinhado em pratos deliciosos!

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by