QUEM JÁ FEZ AGACHAMENTOS?! TODOS NÓS, CERTO! POIS É, TODOS OS DIAS FAZEMOS AGACHAMENTOS, SEM NOS APERCEBERMOS DISSO. MAS VAMOS LÁ TORNAR-NOS PROFISSIONAIS DESTE EXERCÍCIO!

07.04.2018 por Célia Figueiredo

A palavra em si é feia, mas a verdade é que ninguém dúvida dos seus efeitos benéficos. Falamos dos benditos agachamentos que, quando bem-feitos, fazem maravilhas aos nossos glúteos e milagres na barriga e nas coxas.

Se pensar bem, o agachamento é um exercício que reproduz um dos movimentos mais básicos do ser humano. Baixar e levantar é um movimento que fazemos desde muito cedo, mesmo antes de sabermos andar. Por isso, quase diríamos que este é um exercício inato, que não precisa de grande aprendizagem para se executar, podendo ser feito por qualquer pessoa e em qualquer lugar.

Convém, no entanto, assegurar que não tem qualquer contraindicação que o impeça de fazer este treino. Falamos por exemplo de lesões ao nível dos joelhos ou das articulações, que sejam agravadas pelos exercícios dos agachamentos. À exceção disso, é uma atividade que está ao alcance de qualquer pessoa, com ou sem preparação física, e o importante é que os movimentos sejam realizados corretamente para ativar todos os músculos requisitados e proteger as costas.

Com os agachamentos utiliza os grandes grupos musculares, melhora a postura e trabalha as zonas mais problemáticas do corpo: glúteos, pernas, abdominais, ancas, cintura e até os braços. Para além disso, vai promover o fortalecimento dos músculos estabilizadores do corpo, melhorando o equilíbrio. Aumenta a densidade mineral óssea, reduzindo a probabilidade de fraturas, mas também previne das doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Por se tratar de um treino intensivo, faz acelerar o metabolismo, queimando gordura que, por sua vez, provoca ganho de massa muscular. Como vê, num tão simples (mas completo) exercício, consegue trabalhar quase todos os músculos do corpo. E mesmo que o seu objetivo não seja emagrecer, os agachamentos promovem a flexibilidade e melhoram a postura, tão necessárias no seu dia-a-dia!

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by