OS HIDRATOS DE CARBONO SÃO CONHECIDOS POR NOS FORNECEREM ENERGIA E FORÇA QUANDO MAIS PRECISAMOS. MAS OS HIDRATOS NÃO SÃO TODOS IGUAIS. HÁ AQUELES QUE PODEMOS CONSUMIR COM MODERAÇÃO E OUTROS QUE DEVEMOS MANTER BEM LONGE DO PRATO. SABE QUAIS? OS BEGES.

27.06.2018 por Célia Figueiredo

É bem conhecido o benefício em diminuir, ou mesmo abolir, os hidratos de carbono da alimentação quando se pretende perder peso. Também é sabido que este tipo de alimentos não deve ser consumido em grandes quantidades uma vez que se transformam em gordura prejudicial à saúde. Mas há que saber distinguir os hidratos de carbono. Existem três tipos de hidratos de carbono: o amido, o açúcar e a fibra. Para saber quais os mais saudáveis e os prejudiciais, deve pensar na cor destes alimentos. Quem o diz é o médico, Xand van Tulleken, autor da dieta “How To Lose Weight Well” (Como Perder Peso Bem), que em entrevista à BBC esclareceu que os hidratos de cor bege são os mais prejudiciais e cujo consumo deve ser diminuído ou mesmo evitado. Alimentos como pão, massa, batata e arroz são os classificados como hidratos de carbono bege. Os hidratos de carbono de cor branca, que se encontram nos alimentos açucarados, como os refrigerantes, os doces e nos alimentos processados e refinados, incluindo bolos e biscoitos são também de excluir, por incluírem também hidratos de cor bege.

Mas como o consumo de hidratos de carbono é uma das formas através das quais o nosso corpo obtém a energia de que precisa, então opte pelos de cor verde. Ou seja, a fibra, encontrada em frutas e vegetais. Estes, segundo o médico, “são amigos da nossa saúde”. Estes nutrientes deixam-nos saciados, demoram mais tempo a serem absorvidos pelo estômago e geralmente são a parte da planta que fornece vitaminas e minerais. São bons para os dentes, gengivas e para o intestino, pois mantêm o movimento e a alimentação da flora intestinal. Neste campo também o amido resistente (difícil de digerir) encontrado em alimentos ricos em fibras, como lentilhas, feijões e grãos integrais não processados, é fundamental para manter a microbiana intestinal saudável.

Assim, fica o conselho: evite o consumo de farinha, arroz, batata, massa, cereais de pequeno-almoço e outros grãos processados; Pão branco ou pretto altamente processado. Substitua-os por arroz de couve-flor, aipo, batata-doce; Pão de centeio ou preto. Não se esqueça de incluir os ovos, a carne, o peixe, as nozes e os legumes.

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by