O CABELO EXTRALONGO ESTÁ DE VOLTA. MAS SÓ VALE A PENA SEGUIR ESTA TENDÊNCIA SE O SEU ASPETO FOR IRREPREENSÍVEL, CASO CONTRÁRIO CORRA PARA A TESOURA! NÃO HÁ NADA PIOR QUE UMA CABELEIRA COMPRIDA, SECA E ESPIGADA. POR ISSO, ALÉM DOS PRODUTOS CERTOS HÁ TAMBÉM QUE INGERIR ALIMENTOS QUE AUMENTEM O BRILHO E QUE REFORCEM A FIBRA CAPILAR. DESCUBRA QUAIS!

21.05.2018 por Célia Figueiredo

Cuidar dos cabelos e mantê-los saudáveis pode ser mais fácil do que se imagina. Afinal, grande parte dos cuidados que devemos ter depende daquilo que comemos. Não é à toa que se diz que a alimentação influencia a saúde de todo o nosso corpo e, por isso, o cabelo não é exceção.

Assim, está comprovado que existem alimentos que contribuem para um cabelo mais forte e saudável, existem outros que lhe conferem mais brilho, outros ainda, por exemplo, que previnem a queda. Hoje falamos daqueles que lhe dão força. E esses são os ricos em proteínas. Exemplos de alimentos que o irão ajudar a ter um cabelo mais forte são o peixe, os ovos, a carne, o leite e seus derivados e a gelatina. Estes alimentos são ótimos para ajudar a acabar com o cabelo fino e quebradiço, pois as proteínas são compostas por aminoácidos como, por exemplo, a queratina.

Quer isto dizer que deverá incluir na sua alimentação diária proteínas para “alimentar” o seu cabelo para o fortalecer. Mas tal como o resto do corpo, não precisa apenas de força. É através de uma alimentação variada que encontra o equilíbrio que o seu corpo precisa. Com o cabelo terá de fazer o mesmo. Então, para além dos alimentos ricos em proteína, existem outras vitaminas e minerais extremamente importantes para o fortalecimento do seu cabelo, nomeadamente:

Ferro: o ferro ajuda a nutrir os folículos capilares. Na falta de ferro o cabelo fica fraco e sem brilho. Está presente em alimentos como a soja, a beterraba, o feijão e o fígado

Magnésio: Ajuda a formar uma película protetora nos fios de cabelo, dando-lhes elasticidade e protegendo-os. A banana é uma ótima fonte de magnésio.

Vitamina A: Presente no melão, cenoura e tomate ajudam a controlar a produção de sebo no couro cabeludo, evitando a oleosidade e a enfraquecer o seu cabelo.

Vitamina B8 (Biotina): Alimentos ricos em biotina, como as nozes, grãos integrais, couve-flor e cogumelos podem ajudar no crescimento do cabelo.

Zinco: A linhaça, a aveia, a quinoa, as sementes de abóbora, o amendoim, a amêndoa e o feijão branco, entre outros grãos integrais, são boas fontes de zinco. Estimulam a multiplicação das células, ajudando ao crescimento e ao fortalecimento dos cabelos.

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