PODE PARECER UMA SIMPLES ATIVIDADE OU BRINCADEIRA DE CRIANÇAS, MAS NA VERDADE É UM ÓTIMO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO QUE PODE SER FEITO EM CASA. NO ENTANTO, EXIGE TANTOS CUIDADOS QUANTO OUTRO TREINO DESPORTIVO. NÃO SÓ PARA DELE OBTER OS MELHORES RESULTADOS, MAS TAMBÉM PARA EVITAR LESÕES MUSCULARES.

01.05.2018 por Célia Figueiredo

Saltar à corda é um exercício físico bastante completo uma vez que exercitamos a parte superior e inferior do corpo, os músculos e o sistema cardiovascular. Por poder ser praticado em casa, é uma atividade fácil de incluir no nosso quotidiano, já não precisamos de estar horas a saltar à corda para “cumprir o objetivo” e também não há necessidade de ter nenhum ginásio em casa para este treino. É inclusive um regresso ao passado e o recordar uma realidade de infância, agora encarada com outro espírito.

Convém, no entanto, alertar para alguns cuidados a ter antes de iniciar esta sua (nova) atividade física. Confira.

Em primeiro lugar é conveniente escolher a corda ideal, uma vez que existem cordas de todos os tipos e tamanhos. Para iniciantes, as cordas de materiais mais leves são preferíveis, como as cordas de nylon. O tamanho é muito importante, e atualmente a maioria das cordas são ajustáveis. A altura da corda não deverá ultrapassar a altura das suas axilas quando dobrada ao meio.

Uma vez que vai iniciar um treino físico deve sempre, proceder ao aquecimento/alongamentos e no final ao arrefecimento/alongamentos. Por mais que não valorize estes 5 minutos podem valer-lhe semanas de paragem ou de lesões inesperadas. Portanto, nada de preguiça e não salte nenhum dos processos obrigatórios porque todos são importantes!

Saltar à corda é um exercício de alto impacto e por isso deve praticá-lo em pisos regulares e com a postura correta. Aconselhamos a que olhe para um ponto fixo no horizonte e mantenha a cabeça reta e o pescoço relaxado. Os movimentos de flexão do joelho, faço-os suavemente, e depois do pulo coloque no chão primeiro a ponta dos dedos e só depois os calcanhares.

Outro dos cuidados que deve ter em atenção, é que se está muito acima do peso recomendável, então saltar à corda não será uma boa opção para si, pois pode ter um impacto doloroso nas suas articulações. O mesmo é válido para pessoas que têm problemas nos joelhos ou nos tornozelos.

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