NOS ÚLTIMOS TEMPOS TEM SIDO APREGOADO COMO UMA TÉCNICA EFICAZ PARA DESINTOXICAR O ORGANISMO E ATÉ PERDER PESO. CHAMA-SE ENEMA DE LIMPEZA E SÃO MUITAS AS CELEBRIDADES QUE JÁ NÃO PASSAM SEM ESTE PROCEDIMENTO QUE JÁ SE FAZIA NO ANTIGO EGITO, E QUE GARANTEM, FUNCIONAR MESMO.

05.08.2018 por Célia Figueiredo

A técnica tem sido praticada desde os tempos do Antigo Egito para ajudar a curar uma série de condições que vão desde febre a vermes intestinais. A sua prática (mais ou menos) habitual está longe de ser consensual, a verdade é que são muitas as celebridades que a utilizam como forma de perder peso.

Chama-se enema de limpeza, também conhecido como clister, e é recomendado por médicos geralmente como último recurso contra a obstipação, depois de laxantes e alimentos com alta taxa de fibras não terem ajudado, ou como forma de preparação para a realização de determinados exames médicos, como a colonoscopia. Esta limpeza também pode ser recomendada no final da gestação, já que as mulheres grávidas normalmente apresentam intestino preso. Até aqui nada de novo, não fosse o facto de esta técnica se ter tornado numa prática para limpeza do organismo e até uma forma para perder peso.

Mas comecemos pelo início. O enema ou clister de limpeza é um procedimento que consiste na introdução de um tubo pelo ânus, em que é introduzida água, ou alguma outra substância, com o objetivo de lavar o intestino. Depois de reter o líquido por alguns momentos para que faça efeito, o líquido e os resíduos adicionais do sistema digestivo são expelidos, aliviando a obstipação e eliminando as toxinas acumuladas no cólon.

As vantagens deste procedimento são referidas pelas qualidades purificadoras do procedimento. E embora o aspeto de “limpeza” do enema seja cientificamente discutível, o enema (supostamente) ajuda na perda de peso, auxiliando na remoção do excesso de resíduos não processados do cólon. Ora, nesta altura de férias e calor em que exageramos um pouco no que não devemos comer nem beber, poder ser uma forma de “limpar” ou “desintoxicar” o organismo. Há mesmo quem diga que fazer, por exemplo, um enema de café pode aumentar os níveis de energia, aprimorar a clareza mental, melhorar o humor, e até mesmo combater a depressão e a letargia.

Este procedimento pode ser feito em casa, uma vez que os kit’s de enema encontram-se à venda nas farmácias. Contudo, aconselha-se a não fazer esta “limpeza” mais do que 1 vez por semana, uma vez que pode causar alterações na flora intestinal e provocar alteração do trânsito intestinal, piorar a prisão de ventre ou levar ao aparecimento de diarreia crónica. Há, portanto, que ter em conta os benefícios mas também os riscos associados. Desintoxique o organismo depois dos excessos de verão, mas não abuse!

As celebridades já se renderam a esta técnica

Ben Afleck, por exemplo teve de fazer um enema quando teve cólera. Aqui as razões foram médicas, mas Kourtney Kardashian, na 2ª temporada de Kourtney and Kim Take New York, foi filmada a receber um enema de azeite que, segundo a própria, “é uma boa alternativa para retirar as toxinas do corpo”.

Também Courtney Love parece ser uma fã desta técnica para perder peso. A cantora terá dito à conceituada revista feminina Harper’s Bazaar que faz várias vezes ao ano os enemas como truque para perder peso.

Com o mesmo objetivo, Britney Spears assumiu que utiliza esta técnica como forma de perder peso, da mesma forma que Marilyn Monroe já a utilizava.

Olá! Precisa de ajuda?
Powered by